Para pequenas, médias e até grandes empresas investir em uma plataforma de e-commerce não fazia parte dos planos.
Mas a pandemia de Covid-19 mudou completamente este cenário. E muitas empresas aceleraram o seu processo de digitalização.
O varejo se tornou mais omnichannel. Primeiro, por causa da necessidade de se vender no período de isolamento.
E, agora, porque muitos consumidores querem ter mais opções de canais de pesquisa e de compras.
A loja pode ser virtual, mas o investimento é real.
Com as plataformas de e-commerce, muitos empresários acham que não é necessário investir muito para vender.
Como em uma loja real, um e-commerce é um ponto de venda que precisa ter uma ótima estrutura para atender bem seus clientes.
É preciso ter muito cuidado com quem vai fazer o projeto e a execução da loja virtual da sua empresa.
Hoje em dia, muitas plataformas de e-commerce são feitas com tecnologia WordPress e Woocommerce.
Essas tecnologias possuem funcionalidades pagas que otimizam as plataformas de e-commerce.
Só que já vimos plataformas que utilizam funcionalidades piratas, prejudicando toda a operação.
Então fuja do famoso “jeitinho” para não ter dor de cabeça no futuro, como clientes que fazem e pagam seus pedidos e eles não aparecem no backoffice do lojista.
Entrou, olhou, gostou e saiu.
Quem trabalha no varejo sabe como é difícil prender a atenção de um cliente quando ele entra em seu estabelecimento.
Se o cliente não se sentir confortável e bem atendido ele vira as costas e vai embora.
E todo mundo sabe como é dá trabalho reconquistar o cliente que sai pela sua porta.
Com um e-commerce é praticamente a mesma coisa, só que um pouco mais complicado.
Porque em um e-commerce não há um vendedor ou atendente prestativo para tirar dúvidas naquele momento.
Ainda mais quando o cliente está na sua loja virtual depois do horário comercial, o que é muito comum nas vendas digitais.
Agilidade no atendimento gera mais conversões de vendas.
A solução é ter um assistente virtual, bem configurado, para atender as primeiras dúvidas e, se não resolver, encaminhar para o atendimento humano no dia seguinte.
Viu o produto na vitrine, colocou no carrinho e abandonou.
Mesmo nas maiores plataformas de e-commerce mais modernas o número de abandono de carrinhos é alto.
E para diminuir esse número, há soluções tecnológicas para fazer retargeting e aumentar a conversão de vendas nestes casos.
Além de campanhas de marketing de relacionamento, oferecendo alguma vantagem para o cliente voltar e finalizar a sua compra.
Um vendedor que trabalha 24 por 7.
Um e-commerce não falta no trabalho, não exige hora extra ou reclama sobre as comissões.
Mas para ele ser o vendedor do ano, precisa que tudo ao seu redor funcione bem.
As empresas que têm loja virtual e que estão integradas a um ou mais marketplaces, recebem pedidos o tempo todo.
Se a sua empresa não trabalha no fim de semana, na segunda-feira vai ter pedidos acumulados para serem atendidos.
E aí, você e a sua equipe têm que estar preparada para atender essa demanda represada.
Isso sem contar no controle de estoques de produtos para não deixar o cliente, que já pagou, na mão.
Esse vendedor incansável que é o e-commerce não funciona bem sozinho.
Ele precisa de uma equipe treinada e pronta para resolver qualquer problema que surja no meio do processo.
Ofereça um ambiente seguro.
Pesquisa realizada pelo Serasa descobriu que mais de 40% dos sites e plataformas de e-commerce não tinham certificado de segurança.
Um alvo fácil para bandidos clonar e roubar consumidores que estão sempre em busca de ofertas.
E a falta de segurança acaba trazendo prejuízos também para a empresa que foi clonada.
Isso faz com que o nome da empresa vá parar no site do Reclame Aqui.
Então, aí vai uma dica importante: não colocar certificados de seguranças gratuitos na sua plataforma.
Coloque a segurança do seu cliente em primeiro lugar sempre!
Além dele realizar novas compras, também será um propagador da sua loja virtual.
Lembre-se que a propaganda é a alma do negócio.
Investir em uma loja virtual é literalmente apenas a ponta do iceberg.
Por trás de todo e-commerce de sucesso tem um bom plano de marketing e comunicação para atrair mais clientes.
Como todo negócio, a sua loja virtual precisa ser anunciada nos mecanismos de busca e nas mídias sociais.
Afinal, aparecer na primeira página e nas primeiras posições não sai de graça.
O sucesso de vendas no e-commerce depende de uma série de ações. E quem sabe como fazer isso do jeito certo consegue trazer mais retorno.
Enfim, se você está pensando em abrir as suas portas na Internet e quer saber como fazer isso bem converse com a gente.
Teremos prazer em apresentar as nossas soluções integradas para tornar sua loja mais digital.