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Sua empresa está faturando como você gostaria?

Segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), espera-se que este ano o setor fature R$ 169,5 bilhões.

Se a sua empresa ainda não pensa em investir em uma plataforma de e-commerce, a Associação Brasileira de Comércio ( ABComm) tem alguns dados que podem fazer você mudar de ideia.

No ano passado, o e-commerce chegou à marca de 19% de participação nas vendas. Já para este ano, a projeção é que o setor mantenha o crescimento gradativo e cresça mais de 12%.

De acordo com a ABComm, as restrições para conter a pandemia de Covid-19 se mantiveram por algum tempo em 2021, mas o varejo físico viu a retomada gradativa de suas atividades com o avanço da vacinação.

O cenário trouxe para o e-commerce um faturamento de R$ 150,8 bilhões. E, para 2022, espera-se que o setor arrecade R$ 169,5 bilhões.

O número de consumidores no comércio eletrônico também deve aumentar de 79,8 milhões (2021) para 83,7 milhões (2022). Já o ticket médio deve crescer de R$ 450,00 para R$ 460,00, segundo a associação.

Para o ano novo, a ABComm aponta que o crescimento continuará, mas de forma mais amena.

Mais consumidores estão tomando gosto por fazer compras online

Com um cenário otimista de crescimento do varejo online, o planejamento de marketing, vendas e comunicação é fundamental.

“Tivemos a entrada de milhares de novos consumidores online em 2021. A cada ano, as pessoas veem no comércio eletrônico a praticidade dessas compras e se sentem mais seguras com a ideia.

Hoje, o setor é popular nas diferentes categorias, que incluem desde produtos de bens duráveis, até itens de supermercado ou farmácia.

Apesar da retomada do varejo físico, a consolidação do e-commerce faz parte da vida dos brasileiros e deve se manter neste ano, elevando ainda mais as projeções para as vendas do varejo online”, disse Alexandre Crivellaro, diretor de Inteligência de Mercado da ABComm.

Informação é crucial para o sucesso de um e-commerce

Nada melhor do que começar sabendo ou estimando quanto sua empresa precisa faturar neste ano e nos próximos 2, 3, 5 anos.

Pensar a médio e longo prazo é importante porque investir em um e-commerce é semelhante ao investimento de uma franquia.

O retorno do investimento em uma plataforma de e-commerce virá, em média, em 24 meses. Isto se, além da infraestrutura tecnológica, tiver investimentos em marketing e comunicação.

Lembre-se de métricas de desempenho das ações e faça o acompanhamento das metas de faturamento.

Para ajudar você na decisão de digitalizar suas vendas, temos algumas dicas importantes.

Análise, Planejamento e Treinamento

Vendas pela Internet é um caminho sem volta, mas que precisa de um sistema de orientação para que ninguém fique andando em círculos e se perca por aí.

Com a análise de dados, planejamento e treinamento dos envolvidos fica melhor lidar com imprevistos.

Definição de objetivos

Temos a tendência de complicar tudo, então a melhor solução é ser claro e direto.

Além do faturamento, é importante ter objetivos em relação ao posicionamento da marca e seus produtos/serviços, objetivos de conversão e funil de vendas, de indicações, entre outros.

Concorrência

É importante analisar as estratégias de seus concorrentes de marketing, vendas e comunicação.

Esses dados ajudam a definir melhor o portfólio de produtos, política de preços e estratégias de marketing digital, marketing de relacionamento e promoções.

Tecnologia

Para se vender mais em uma plataforma de e-commerce é importante ter uma estrutura adequada. É muito parecido com uma loja física.

A vitrine tem que expor os produtos de forma clara. Um dos erros mais comuns é colocar imagens de baixa resolução. Isto prejudica a visualização do cliente na hora que ele der um zoom para ver uma característica do produto.

A ficha técnica do produto deve conter todas as informações. E, se o cliente ainda tiver alguma dúvida, tenha um canal de atendimento eficiente.

Pós-Vendas

Fazer a primeira venda é ótimo e criar recorrência é melhor ainda! Para que isto aconteça é importante ter um programa de fidelização, como o de acúmulo de pontos, por exemplo.

Cliente satisfeito é uma das mais poderosas ferramentas de comunicação que uma empresa pode querer.

Métricas indicam se está no caminho certo

É importante acompanhar os dados de volume de visitas, a taxa de rejeição (quando entra em seu site e não realiza nenhuma ação), custo por clique (o valor pago por cada clique), taxa de clique (que é a contagem de cliques no site dividida pela contagem de impressões), páginas visitadas e ranqueamento (saber a posição que a página do seu site está ranqueado no Google). 

Com a Taxa de Conversão (TC) conseguimos analisar a quantidade de pessoas que realizaram algum tipo de ação e efetivaram a compra dentro da sua loja virtual.

Pedidos Captados e Pedidos Adquiridos

Quando o cliente entra no site, escolhe um produto e faz o seu pedido, já pode estourar o champanhe e comemorar! Só que não!

Muitos clientes fazem pedidos, mas não concluem a compra. Esta informação fica armazenada na base de dados da plataforma de e-commerce.

Para saber se realmente seu e-commerce está faturando como o planejado é preciso ver quantos pedidos aprovados e finalizados tiveram em um mês.

Fazer a análise de pedidos captados e pedidos adquiridos ajuda a entender os motivos de abandono de carrinho e definir estratégias para retomar essas vendas.

Retargeting

Se contabilizar todos os custos envolvidos no processo de captação de leads e vendas, não dá para fechar os olhos com o abandono de carrinho no checkout da sua loja virtual.

Para diminuir as perdas em vendas por abandono, fazer ações de retargeting é essencial para bater as metas de faturamento.

A melhor notícia é que existem ferramentas de inteligência artificial que ajudam a aumentar a taxa de conversão.

Ticket Médio

Saber o valor médio de compra de seus clientes é fundamental para analisar o desempenho de vendas do seu e-commerce.

Com base nesses números é possível saber se a operação está dando lucro ou prejuízo.

Além disso, é possível definir estratégias para aumentar o ticket médio de consumo da sua base de clientes.

É bom lembrar que o custo de aquisição de um novo cliente é mais caro do que incentivar seu cliente a comprar novamente.

Esperamos que com essas dicas, você tenha mais condições de decidir investir na digitalização da sua empresa e vender mais tanto no físico quanto no digital.

Pode contar com a gente no projeto de implantação da sua loja virtual. Estamos do seu lado para ajudar a escalar o seu negócio e a vender mais!

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