Um podcast bem planejado traz resultados para dentro e fora das empresas.

Muitos especialistas em marketing digital anunciaram que 2020 é o ano do Podcast.

Pelo visto para que esse ano cada vez mais podcasts serão com os mais variados assuntos, estilos e formatos.

O Spotify adquiriu o Anchor, uma ferramenta que permite criar um episódio pelo celular.

Essa é a aposta do Spotify para fazer com que a empresa fature mais com a sua audiência.

A ferramenta de comunicação

Um podcast é um veículo de comunicação que pode ser usado muito bem para divulgar marcas, produtos e serviços.

Isso pode ser feito por meio de patrocínio, anúncio, merchandising e entrevistas com os donos ou responsáveis pela marca.

E ter um patrocinador é o sonho de consumo de todo produtor de podcast que leva seu trabalho a sério.

Para as marcas isso é a oportunidade de trabalhar com segmentação de público com uma relação custo x benefício interessante.

Porque cada vez mais as empresas estão investindo em micro e nano influenciadores que produzem conteúdo de qualidade.

Ainda mais agora que as mídias sociais aboliram a visibilidade de curtidas por posts.

Mas é bom lembrar que só para os seguidores é que as curtidas não aparecem.

Quando geramos os relatórios de publicações, sabemos quantas curtidas e interações cada post tem.

A ferramenta de ensino

Imagine poder treinar seus funcionários sem que eles parem de desempenhar suas funções. Com um podcast isso é possível.

A vantagem de um podcast em relação a um canal de vídeo no Youtube é que podemos trabalhar e ouvir um episódio.

Quando a sua empresa precisar fazer um treinamento pode gravar uma série de episódios e compartilhar com os seus funcionários.

Como resultado vai ter mais um canal de comunicação interna, abrindo espaço para todos colaborarem.

E nós sempre estamos buscando mais conhecimento e dicas. Um podcast é um ótimo veículo para isso.

A ferramenta de relacionamento

Podcasts com o formato de “talk show” são ótimos para criar e estreitar relacionamento com clientes, prospects, fornecedores e especialistas.

Como já dissemos, um podcast é um veículo de comunicação. Um espaço para a divulgação de produtos e serviços, empresas e opinião de especialistas.

Além da audiência, um podcast pode gerar oportunidades de negócio, de ampliação de networking e de troca de experiências e conhecimento.

Faça você mesmo, mas faça da melhor forma.

Criar um podcast é parecido como criar um blog. Nós temos ferramentas gratuitas a nossa disposição.

Como em um blog, um dos erros mais comuns é ir fazendo sem pensar a médio e longo prazo.

Mas sem um planejamento de conteúdo, fatalmente vai chegar uma hora que vai faltar assunto. E muitos podcasts são abandonados por causa disso.

Então, se você está pensando em produzir um podcast semanal, crie um calendário e veja quantos podcasts terá que produzir.

Como todo novo negócio, não espere que a sua audiência seja estrondosa no começo. Pode ser que seja, mas isso é menos de 1% dos casos.

Os três primeiros meses são fundamentais para você testar o formato, adequar o conteúdo, tempo dos episódios e avaliar seu público.

E lembre-se que para alcançar mais pessoas é bom ter um planejamento estratégico de mídia digital.

Podcast. O três em um moderninho.

Para muitos pode ser mais uma onda ou uma bolha do mundo digital, mas como toda inovação o Podcast tem a sua utilidade.

O segredo para que ele funcione bem depende de como você vai direcionar o projeto do seu podcast.

Um Podcast deve sim ser encarado como um projeto, com uma análise, planejamento e plano de execução detalhado.

Para você ter uma ideia, o Podcast Business na Veia! produzido por nós em parceria com a Cayman Consultoria levou 5 meses para ir ao ar.

Foram horas de discussão, ideias, testes, planejamento até gravarmos o nosso episódio piloto.

Agora estamos na fase de testes e com os resultados que já tivemos, dá para saber que estamos no caminho certo.

Espero que esse artigo tenha tirado algumas dúvidas sobre podcast.

E se você deseja saber mais sobre esse assunto e como podemos criar um podcast para sua empresa, fale com a gente!