Categorias
Blog Design Digital Marketing Tecnologia

Inteligência Artificial. Já faz parte das nossas vidas e pode fazer ainda mais pelos negócios.

A Inteligência Artificial faz parte do nosso cotidiano e muitas vezes nem nos damos conta que estamos usando.

Fazemos transferência por PIX, pagamos contas por aproximação, usamos comando de voz para pesquisar ou dar alguma instrução.

A Inteligência Artificial também está presente nos sistemas de buscas de sites, plataformas de e-commerce e marketplaces.

Só que nos negócios ainda existem muitas resistências em iniciar um processo de digitalização.

Parte dessa resistência é por falta de conhecimento e treinamento da tecnologia que pode ser empregada para escalar o negócio.

Empresas digitalmente maduras obtêm resultados melhores

Para ajudar a mudar essa mentalidade, aqui vão três dados extraídos de um estudo da The Fast Track to Digital, BCG e Google:

  • 18% de aumento em receitas
  • 29% de redução de custos
  • 2 X de aumento na participação de mercado

Pessoas devem estar no centro da digitalização

Para que o negócio siga no caminho da maturidade digital é preciso contar com uma equipe qualificada, que saiba onde quer chegar e o que fazer para levar todos até o objetivo.

A digitalização feita de forma humanizada é o segredo para o sucesso das empresas que querem se tornar Data Driven (orientadas a dados).

Aprendizado e decisões mais certeiras

Empresas estão usando cada vez mais Inteligência Artificial e Machine Learning para melhorar a velocidade, agilidade e performance da tomada de decisão operacional.

Um exemplo de como a tecnologia pode tornar a operação mais eficiente e rentável é migrar seus dados para a nuvem e usar machine learning em várias funções.

A crise da COVID-19, nos ensinou a lidar com diversos contratempos e mudanças de comportamento de consumo.

Um dos pontos que precisa ganhar agilidade é a logística, que tem que lidar com aumentos de custos de frete.

Para superar diversos desafios, o uso de Inteligência Artificial ajuda a trazer dados importantes e tornar o processo de decisão mais ágil e eficiente.

Existe ainda um longo caminho a percorrer

De acordo com uma pesquisa da McKinsey & Company, 62% das organizações não conseguem adotar ou escalar com sucesso uma transformação digital.

E, ainda deste total, 60% disseram que não foram capazes de priorizar os casos de uso.

Um dos problemas que precisa ser resolvido nas empresas é o pouco tempo disponibilizado para estudos e treinamentos.

Muitas vezes, não há investimentos em educação corporativa para atualização e reciclagem de conhecimento.

Maturidade digital se alcança com o tempo

O contato com novas tecnologias causa estranheza em qualquer pessoa. É normal a tendência de não se interessar pelo assunto.

É comum nas empresas, muitos proprietários executivos não se atualizarem com novas tecnologias, sistemas e formas de pensamento.

Isto impacta diretamente na tomada de decisão em investimentos na digitalização do negócio e em treinamentos.

Por mais intuitiva que a tecnologia seja, é preciso ter profissionais treinados e capacitados para utilizar todos os recursos disponíveis.

Quem está disposto a mudar sempre sai ganhando

Empresas que investem em tecnologias digitais avançadas têm a oportunidade de aprender com abordagens de melhores práticas.

A análise dos dados, gerados em diversas áreas do negócio, é essencial para a jornada de sucesso.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *